02
set

Conheça os principais termos relacionados à compra de um imóvel

Finalmente chegou a sua hora de investir em um imóvel! Mesmo que ainda seja somente um plano, é preciso entender os termos e expressões do mercado imobiliário para garantir uma compra segura, sem surpresas desagradáveis nesse percurso. Algumas palavras já são bem conhecidas, outras soam com estranheza, mas nada é difícil de entender. Apresentamos um glossário para facilitar sua vida na hora de escolher um imóvel ou fechar um contrato. 

Vamos começar com duas siglas pouco conhecidas: CUB e INCC. O Custo Unitário Básico de Construção, o CUB, é uma medida estimada do custo de uma construção civil por metro quadrado. Já o Índice Nacional de Custos da Construção, o INCC, é uma taxa aplicada durante a execução da obra, para reajuste nas parcelas de compra de um imóvel. 

Conheça mais termos utilizados pelo mercado imobiliário:

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA – modalidade de empréstimo em que a garantia é o próprio imóvel. Até o pagamento total da dívida, a propriedade do bem imobiliário pertence à instituição financeira contratada para o financiamento.

ALVARÁ – no mercado imobiliário, é a permissão dada por órgão público para a incorporação ou construção de um projeto arquitetônico.

ÁREA COMPARTILHADA – espaço de uso compartilhado entre todos os moradores de um condomínio.

ÁREA PRIVATIVA – espaço de uso exclusivo do proprietário do imóvel (ou locatário no caso de ser um imóvel alugado).

ÁREA TOTAL – espaço total das áreas privativa e compartilhada.

AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA – feita por um profissional que vai analisar o estado do imóvel, levando em conta as condições dele, localização, finalidade, entre outros, para determinar um valor de mercado.

AVERBAÇÃO – formalização no Cartório de Registro de Imóveis de todas as alterações relacionadas ao imóvel, incluindo dados dos proprietários.

CAUÇÃO – é algo dado para garantia do pagamento de obrigações, podendo ser depósito em dinheiro, imóveis, títulos da União, entre outros. 

CAUÇÃO DE BEM IMÓVEL – quando essa mesma garantia citada acima trata-se de um imóvel.

CERTIDÃO DE MATRÍCULA DO IMÓVEL – documento relatando registros, averbações, dívidas, entre outros, relacionados ao imóvel em um determinado período.

CONTRATO DE VENDA DE IMÓVEIS – documento legal que especifica vendedor, comprador e condições de venda de um imóvel. Deve ser registrado em Cartório.

CORRETOR DE IMÓVEIS – também conhecido como corretor ou agente imobiliário, faz a intermediação entre vendedor e comprador e, em troca, recebe um percentual do valor negociado. Para ser um corretor é preciso fazer um curso de formação profissional e possuir registro no conselho denominado CRECI. 

CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

CRÉDITO IMOBILIÁRIO – também conhecido como financiamento imobiliário, é um tipo de empréstimo oferecido por instituições financeiras para compra de um imóvel

CUSTO DE OPORTUNIDADE – conceito usado na economia para comparar opções de investimentos.

ESCRITURA DO IMÓVEL – documento legal que dá posse do imóvel ao comprador. Necessário ser registrada no Cartório de Imóveis.

HABITE-SE  –  concessão dada pela prefeitura para a utilização do imóvel após fiscalização do departamento de obras.

IMÓVEL NA PLANTA – imóvel comercializado ainda no projeto, sem estar totalmente construído. Geralmente, são mais baratos e com grandes chances de valorização.

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA – procedimento jurídico realizado por construtoras para promover a construção de edificações. 

INCORPORADORA – empresa responsável pelo processo de incorporação imobiliária.

ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (taxa no valor proporcional ao imóvel cobrada pela prefeitura toda vez que há alteração na propriedade).

MATRÍCULA DO IMÓVEL – número de registro dado ao imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.

PLANTA – desenho com proporções, medidas e definições de espaços de um imóvel.

TAXA CONDOMINIAL – valor cobrado dos moradores de um condomínio para as despesas comuns.

ZONEAMENTO – Áreas divididas pelo município com características específicas, como residencial, comercial, mista, industrial, de preservação cultural, entre outras.